sexta-feira, fevereiro 13, 2015

Charles Bukowski: um viva ao velho safado

    Há 4 anos atrás, dentre uns presentes de aniversário que recebi das minhas amigas, estava Misto Quente de um tal de Charles Bukowski. Nunca tinha ouvido falar da figura, e achei a capa do livro um pouco bizarra, mas - como boa devoradora de livros que sou - li o dito cujo. Desde então, sou fã incondicional desse velho safado.
    Pra quem nunca ouviu falar, Buk foi um autor alemão, filho de um soldado americano e uma jovem alemã. Sua vida foi marcada por pobreza, álcool, cigarro e literatura; começou a escrever bem novo e buscava retratar todo o sofrimento vivenciado por ele. A escrita de seus livros é marcada por um humor ferino e sarcástico, além de envolver - na grande maioria das vezes - prostitutas, alcoolismo, sexo, corridas de cavalo e, acima de tudo, são textos de caráter fortemente autobiográficos.
    Nem preciso dizer que isso não passa de um breve resumo e que a vida desse velho safado vai muito além. Não sei especificar o seu maior atrativo literário, só sei que a partir do momento em que começo a ler alguma obra do autor, simplesmente não consigo largar. Os meus livros preferidos até agora são Misto Quente e O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio (ainda não li e nem tenho todas as obras, mas pretendo completar a coleção em breve).
    Depois de conhecer Bukowski como contista e romancista, resolvi adentrar no seu universo poético; achei que não era possível, mas ele consegue se superar ainda mais. São poemas incríveis, repletos de sensibilidade e história; vocês provavelmente já devem ter ouvido falar em um dos mais famosos (senão o mais): Bluebird. Caso não tenham visto ainda, recomendo que minimizem essa janela e procurem no Google o quanto antes, sério.
    O que mais me encanta em Bukowski, acredito eu, é o fato de sentir que é real. Sinto que ele escrevia de todo o coração, como se fosse a última coisa que estivesse fazendo na vida. Consigo sentir cada decepção e cada tapa mostrado como se fosse comigo; consigo me identificar com N passagens. 
    Enfim, recomendo que todos leiam. Alguns não irão gostar devido a sinceridade e a crueza presentes na escrita do autor, outros irão se identificar do começo ao fim, tenho certeza. No entanto, recomendo que tentem, pode parecer um pouco indigesto no começo, mas o 'durante' é sensacional.

    No mais, boa leitura!

2 comentários:

  1. Miiii, fiquei muitoo curiosa!! Não vejo a hora de ler algo do Bukowski *-* Beijãoo, Lu

    @psicoseliteraria
    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê mesmo, Luana! Eu super recomendo que tu comece por Misto Quente! 😁

      Excluir

Comente! Eu vou adorar saber sua opinião.