quarta-feira, maio 22, 2013

Resenhando desventuras #3 - As vantagens de ser invisível + experiência de compra

Fim de tarde de uma segunda-feira: interfone toca. "Chegou uma encomenda pra senhora, dona Mirela." E, finalmente, minhas compras do Submarino estavam em mãos.

A compra
Fiz a compra no dia 14/05 e ela levou 6 dias pra chegar. Os livros vieram muito bem embalados com plástico bolha (infelizmente, esqueci de guardar o pacote - a ansiedade pra ler foi grande - e terminei jogando fora). O prazo final para entrega seria 29/05, então pode-se dizer que levou um tempo razoável. No mais, não tive problemas na compra, pelo contrário, os livros foram entregues antes e em excelente estado. Resumindo: vale a pena comprar pelo Submarino.

O livro
Desde que as cartas me foram apresentadas como gênero textual, passei a cultivar uma espécie de fascínio pelo ato de remeter mensagens para pessoas; sejam elas reais ou imaginárias. Quem leu o post de resenha da Bolsa Amarela, sabe disso. 
Confesso que comprei As vantagens de ser invisível sem nem saber do que se tratava, apenas tinha ouvido falar que o filme era muito bom. Pela quantidade de páginas, resolvi lê-lo primeiro; pena que em um dia já estava guardado na minha estante.
Não lembro a última vez em que li um livro tão rapidamente. Charlie me cativou do início ao fim, de modo que era impossível largá-lo um minuto sequer. Não sei se pelo fato do livro ser totalmente escrito através de cartas ou pela maneira como Charlie retrata sua vida, só sei que me senti presente em cada passagem da vida do jovem. Me identifiquei com várias situações, ri em inúmeros trechos e, - claro - anotei todas as músicas mencionadas. Além de todas as coisas que me fizeram amar Charlie e seus amigos, ainda me deparei com Asleep do The Smiths sendo mencionada e utilizada como plano de fundo em diversos momentos do garoto.
A sensibilidade 'anormal' para um menino de 15 anos, a inteligência, a passividade consequente do amor pelos amigos, o bom gosto musical e - acima de tudo - a lealdade, me fizeram querer ter Charlie como amigo. As vantagens de ser invisível é um livro que, embora pequeno, é portador de uma densidade considerável; ao mesmo tempo em que é dono de uma leveza maravilhosa.
Eu quis a Sam, o Patrick, a Mary Elizabeth, os pais do Charlie, o Bob...queria todos na minha estante. A narrativa é direta, mas não deixa escapar nenhum detalhe, de tal maneira que é possível entender completamente o momento, sem ser inundado por milhões de informações superficiais e desnecessárias. É justamente a sutileza que me encanta.
Por fim, só posso recomendar mil vezes a leitura e desejar que você se sinta tão infinito quanto Charlie.

4 comentários:

  1. Ual, como eu queria ser tão bom em descrever um livro como você! Pra quem não é fã de leitura com certeza no mínimo vai querer ver o filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Felipe! hahaha (: Fico feliz que você tenha gostado. Espero que você leia, assista o filme e goste! (:

      Beijo!

      Excluir
  2. Esse livro é muito bom mesmo! Um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir

Comente! Eu vou adorar saber sua opinião.