quinta-feira, maio 16, 2013

Listas desventuradas #1 - Os 10 livros que marcaram a minha infância

Há quem diga que para meninas não existe brincadeira melhor que boneca. O ato de 'treinar para ser mãe' é inserido na vida das garotas desde que os primeiros sinais de fala e movimentos são alcançados. Eu, particularmente, sempre gostei de brincar de bonecas; gostei tanto que brinquei até os 13 anos. No entanto, algo me foi apresentado no auge da fase mais doce da minha vida: a leitura.
Embora tenha aprendido a ler aos 4 anos e sempre ter ouvido histórias contadas pelos meus pais, só recebi meu primeiro livro quando tinha 8 anos. Daquele dia em diante, as bonecas deixaram de ser protagonistas da minha atenção e foram impiedosamente substituídas pelos amontoados de letrinhas. A prova mais concreta dessa troca foi o fato de que eu passei a frequentar a biblioteca do colégio em absolutamente todos os recreios; decerto era a hora mais feliz do dia.

Foi difícil, mas esses ganharam cadeira cativa na minha infância (e estante, rs):

1 - Pinóquio (C. Collodi): esse foi o meu primeiro livro! Lembro que fiquei super orgulhosa por ter lido um livro grande (223 páginas, hihi).

2 - Harry Potter (J. K. Rowling) : é - somente - a saga da minha vida. 

3 - A droga da obediência (Pedro Bandeira): lembro perfeitamente que foi passado na minha 5ª série, para que a turma fizesse uma resenha sobre ele. Gostei tanto que li duas vezes.

4 - Casa da Lua (Soraya Nunes): achei por acaso na Livraria Cultura e é, - sem dúvida alguma -  um dos livros mais fofos que já li na vida. Um achado.

5 - O estudante I, II e III (Adelaide Carraro): achei o primeiro livro dessa série no armário da minha mãe e devorei em poucas horas; no outro dia já tinha ido procurar na biblioteca do colégio e li os outros dois.  É uma série bem conhecida e marcou minhas tardes.

6 - Poliana e Poliana Moça (Eleanor H. Porter): recomendados pelo meu pai; aprendi bastante com os dois. Uma lição de vida, com toda a certeza.

7 -  Tchau (Lygia Bojunga): perdi as contas de quantas vezes li esse livro. Foi passado pra leitura pela minha professora de Português preferida; um amor de livro, só isso que posso dizer.

8 - Mais respeito, eu sou criança (Pedro Bandeira): lembro que tive que apresentar um dos poemas desse livro na 4ª série; morri de vergonha, mas adorei o livro.

9 - Comédias para se ler na escola (Luís Fernando Veríssimo): eu sou fã de todos os livros do Veríssimo, mas esse em especial preencheu inúmeros dos meus recreios com risadas solitárias na biblioteca, rs.

10 - Bisa Bia, Bisa Bel (Ana Maria Machado): lindo, lindo e lindo. Mais um achado passado pela minha professora da época e lido mais de 376236281 vezes por mim.

Talvez o meu espírito maternal não tenha sido tão bem desenvolvido devido a essa troca; talvez hábitos estranhos como cheirar páginas e folhear loucamente os livros, tenham sido adquiridos no lugar. Mas, de uma coisa tenho certeza: companheiros melhores ainda estão pra nascer.

16 comentários:

  1. Ai que lindo! Por meio desses livros (alguns que eu já li inclusive!) consegui ver a gente junta todo o tempo! As idas à biblioteca, os momentos de amor total pelos livros de Lygia Bojunga (como 'a bolsa amarela' e 'sofá estampado')... Somos irmãs de coração e irmãs de leitura! :D --- curti muito esse blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simsimsim! Como é que eu podia esquecer 'A bolsa amarela'? (: Até os livros que caíram na lama merecem ser lembrados, né? hahaha Nossa infância com certeza foi mais colorida! :D

      Excluir
  2. Hahaha achava que Comédias para se Ler na Escola só tinha marcado a minha infância xD É um livro muito legal, na verdade, todas as coletâneas de crônicas do Veríssimo editadas na mesma época eram fantásticas. Adorei a lista e o blog, curtindo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veríssimo marcando a infância de todo mundo! hahaha Que bom que tu gostou, Marina (: Obrigada pela visita!

      Excluir
  3. OLÁ, MIRELA...

    GOSTEI DO SEU CANTINHO, MUITO AGRADÁVEL!!!

    UM DIA DESSES EU ESTAVA RELEMBRANDO OS LIVROS QUE EU LI QUANDO ERA MAIS NOVO. AQUELE MOMENTO NOSTALGIA LITERÁRIA (risos).

    NA LISTA, VOCÊ DISSE QUE PINÓQUIO FOI O SEU PRIMEIRO LIVRO, ACHO QUE O MEU PRIMEIRO FOI "AMIGO NÃO É PRA ESSAS COISAS", LI NA ESCOLA.

    MUITO SUCESSO AO BLOG. LEMBRANDO QUE NESTE DOMINGO (19/05), MEU BLOG CHEGA AO CENTÉSIMO POST.

    ESPERO QUE O SEU CONSIGA CHEGAR A ESSA MARCA.

    BEIJOS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou e que o post te fez lembrar da infância, Ygo! Fico super feliz! (: Muito sucesso pro seu blog e obrigada pela energia positiva.

      Beijo!

      Excluir
  4. Adorei a lista e adoro Bisa Bia Bisa Bel, li bastante na escola junto com o Menino do dedo verde.
    Mas quando estudava era fã mesmo do Ziraldo, adorava o Menino maluquinho, Uma professora muito maluquinha e Tantas tias. Até hoje adoro os livros e o filme do menino maluquinho, fazia minha alegria quando passava na sessão da tarde.
    Muito bom seu cantinho, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, que bom que você gostou! (: Eu também sou fã do Ziraldo (foi super difícil escolher 10 livros, por isso não mencionei nenhum dele), já li O menino marrom, O menino maluquinho e, o meu preferido, Vovó Delícia. Obrigada por ter vindo e sucesso pra você também!

      Beijo!

      Excluir
  5. Atendendo a seu pedido, vim visitar o blog. Adorei o layoult, muito bem organizado; apenas o banner do título poderia melhorar um pouco.
    Mas as postagens aqui são de qualidade, e sua escrita é madura como blogueira. Sobre esse texto, eu tb continuei brincando de luta com meus bonecos até os 13 anos, hahaha, imaginação não queria me largar. Só é uma pena que só fui tomar gosto assíduo pela leitura de livros, por "n" motivos lá pelos 18 e 19 anos. Algo que gostei na sua lista foi a presença de autores brasileiros. De fato, temos excelentes escritores voltados para o público infanto-juvenil e alguns deles ganhadores de prêmios literários.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, Luiz! De fato o banner ainda está um pouco amador, mas um novo já está sendo providenciado, obrigada pela sugestão. (:
      Que bom que você adquiriu o hábito de leitura, certamente a idade não foi empecilho; qualquer hora é bem vinda!

      Beijo!

      Excluir
  6. Oi Mirela.
    Super dicas de leitura, os leitores do Portal Teia vão adorar, já foi publicado.
    Seria possível trocar o banner Teia pelo banner do novo Portal Teia, esse será desativado em alguns dias e não queremos perder seu apoio.
    Até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por publicar, Portal Teia! Vocês têm sido de extrema importância na divulgação do blog. O banner já foi devidamente trocado; que a nossa parceria perdure. (:

      Excluir
  7. Oi Mirela!
    Que fofo seu blog.
    Eu fiz uma lista bem parecida com essa no meu blog e eu também inclui JK Rowling e Pedro Bandeira * --- * Os heróis da minha infância.

    Beijos

    http://oacucareiro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Hellen! (: Fico feliz que seus heróis de infância sejam também os meus; espero que ela tenha sido tão bem preenchida por eles quanto a minha! :D Vou visitar seu blog.

      Beijo!

      Excluir
  8. Seu blog é maravilhoso;AMEI.
    Gostei de saber sobre os seus livros de infância favoritos.Também sou apaixonada por livros :)
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Dani! Espero que tenha se identificado com a lista e que sua infância tenha sido tão feliz por conta dos livros quanto a minha.

      Beijo!

      Excluir

Comente! Eu vou adorar saber sua opinião.